“Levada” é uma palavra que deriva da palavra “levar” – o que significa aproximadamente traduzido como “via”, mas mais correctamente definida como mini-canal. Os mini-canais são sistemas de irrigação desenvolvidos para distribuir a água das grandes chuvadas e das regiões mais húmidas do norte da ilha para as zonas mais secas do sul da ilha.
A água é geralmente armazenada em reservatórios ou tanques, ou capturada directamente a partir de fontes naturais para ser redirecionada e canalizada através de uma vasta rede de canais para poços. Estes estreitos percursos de água servem para levar a preciosa água ao longo de certas distâncias até plantações de bananeiras, vinhas, pomares e hortas, bem como para centros hidráulicos espalhados ao por toda a ilha.
As Levadas cobrem uma distância total de 2500 km, e datam desde o início dos anos do século XVI. Os passeios em Levadas são trilhas que se caminham ao longo e ao lado dos mini-canais. Embora as Levadas tenham sido construídas principalmente para a agricultura ou para o uso industrial, também são importantes para os turistas e para as populações locais, desde que pretendam beneficiar de aventuras e actividades ao ar livre rodeados por belas paisagens da natureza da Ilha da Madeira onde os carros não têm acesso.
Madeira Explorers é uma empresa que se dedica aos passeios por essas mesmas maravilhosas levadas existentes na ilha, dotada de guias de montanha qualificados, que irão permitir a melhor informação sobre a história natural da ilha.
A Navega Bem – Web Design, em colaboração com a Madeira Explorers, criou um website para todos os viajantes interessados em levadas. Desde o Vale da Serra D’ Água ás Queimadas de Santana, estes passeios estão bem descritos com imagens e horários no site. É também possível fazer uma reserva on-line ou obter informações sobre o contacto da empresa.
O desenvolvimento esteve a cargo da equipa Navega Bem